O Casal do Gavião é um dos ‘casais de lavoura’ característicos da Charneca Ribatejana. Integra uma exploração agro-silvo-pastoril, baseada no montado de sobro com certificação FSC e na criação de ovinos em regime extensivo e em Modo de Produção Biológico (MPB), associados a outras atividades agrícolas de sequeiro e regadio, inserindo-se na paisagem rural da Charneca, caracterizada pela serenidade e beleza tranquila.
O assento de lavoura é constituído por edifícios de arquitetura vernacular tradicional, construído ao longo da 1º metade do século XX, com um núcleo residencial e construções para diversas finalidades agrícolas, como celeiros, armazéns, silos, estábulos, etc.
Localiza-se a cerca de 140 km de Lisboa, 50 km de Santarém e 30 km da Chamusca
(credit FG+SG)
O EDIFÍCIO DO OBSERVATÓRIO DA CHARNECA
Este edifício resulta da reabilitação de um antigo palheiro e armazém agrícola, adaptado para espaço de realização de encontros, reuniões e eventos de vários tipos, sendo a sede da Associação Observatório da Paisagem da Charneca, e da Empresa Casal do Gavião do Meio, Unipessoal, Lda., que desenvolve atividades de animação Turística (RNAAT 1092/2019).
O equipamento consta de salão polivalente, instalações sanitárias, copa para apoio a serviços de catering, e local de arrumos, perfazendo uma área útil de 180m2. O espaço exterior envolvente retoma o conceito da eira pré-existente, com um enquadramento paisagístico de ‘jardim da charneca’, à base de vegetação autóctone desta zona, e integra ainda um picadeiro.
O projeto de arquitetura é da autoria do Arq.º João Nery Morais, os projetos de engenharia e especialidades de Gabicrel, Consultores de Engenharia Lda. e a construção executada pela firma Cardador e Marques, Lda. Este projeto foi apoiado pelo PDR2020 (10.2.1.3-FEADER-030357), e selecionado para integrar o documento “54 Projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais” (Ed. Minha Terra, Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, 2019)
Veja aqui as fotografias de Fernando Guerra ou aqui.
ACTIVIDADES A DESENVOLVER
- Encontros técnicos, científicos e culturais
- Residências artísticas e exposições de artes visuais
- Workshops artísticos e científicos
- Workshops ligados aos produtos locais
- Visitas de estudo
- Visitas de grupo – percursos e rotas temáticas
- Acolhimento de projetos de investigação associados ao estudo das características locais.
- Outras atividades culturais ou recreativas.
Para informações ou pedidos de visitas ou eventos, contacte gsaraiva@sapo.pt